quinta-feira, 3 de maio de 2018

6 pilares de uma alimentação equilibrada

Hoje em dia é reconhecida a importância que uma alimentação saudável e equilibrada tem na nossa saúde. Evitar consumir com regularidade alimentos muito açucarados e ricos em gordura é essencial, mas é necessário também introduzir alguns outros alimentos e rotinas no nosso padrão alimentar.

Assim, existem pequenas regras que, quando implementadas no nosso dia-a-dia, ajudam a melhorar a nossa alimentação. Gostavam de aprender a comer de forma mais equilibrada? Leiam os seguintes tópicos:

- Façam 5 a 6 refeições diárias, cumprindo, sempre que possível, um horário mais ou menos rigoroso e não omitindo refeições;

- Tomem o pequeno-almoço na primeira hora da manhã. Ao longo do dia não devem estar mais do que 3h 30m sem comer;

- Incluam uma sopa de legumes, no início da refeição - é rica em vitaminas, minerais e fibras, e tem um ótimo poder saciante, ou seja, “enche” o estômago, evitando que se comam tanto no prato seguinte. 

- Optem por uma culinária em que dá preferência às carnes brancas e peixes cozidos, grelhados, estufados em cru sem refogado prévio ou assados simples, em papel de alumínio, com limão, alho, tomate e ervas aromáticas.

- Quando comerem fruta nas refeições intercalares, acompanhem com tostas ou um pouco de pão.

- Leiam sempre os rótulos dos alimentos, reduzindo o consumo daqueles cujos primeiros ingredientes sejam gorduras/óleos, sal/sódio ou açúcar/sacarose.  



Já aplicam algum destes tópicos? Se sim, qual (ais) deles?

Partilhem connosco ;)

Um beijinho,
I. e A.

13 comentários:

  1. Olá!
    Ultimamente ando a tentar manter uma alimentação saudável por isso vou tentar seguir algumas das tuas dicas eheh
    Gostei do blog e já o segui :)
    Quero convidar-te a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) Isso são ótimas noticias, o importante é começar e querer manter uma alimentação mais saudável e equilibrada :)
      Beijinhos ❤️

      Eliminar
  2. Gostei das dicas, para mim por vezes é dificil seguir tudo à risca, mas vou tentar!

    ResponderEliminar
  3. Grandes dicas, eu já estou a tentar tomar o pequeno almoço mais cedo ahah

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    OS JEANS DA ROSEGAL

    ResponderEliminar
  4. Ótimas dicas. Acho que a maioria eu faço sem saber. Agora estou sabendo. É bem importante ter uma alimentação equilibrada, para o bem da saúde. Beijos!

    Snack Cheese Visite nosso mundinho ~🍇 v i s i t e - n o s🍇

    ResponderEliminar
  5. Quase todos! =)
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não sigo rigorosamente, mas tenho em atenção todos esses pontos, carne e peixe não como e ando a tentar evitar o açúcar que é um exagero nos produtos industrializados. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Preciso de começar a aplicar estas dicas na minha alimentação.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. eu gosto muito de fruta e vou fazendo pequenos lanches mas detesto peixe, é coisa que não vai mesmo comigo :P
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu tento sempre seguir ao máximo, ainda para mais agora que estou a esforçar-me para ter uma alimentação mais saudável :D
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu tento seguir estas regras, excepto comer pão intercalado com fruta... tento aliás nem comer pão de todo :P
    Beijinho lindas
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Dicas maravilhosas! Uma coisa que preciso começar a fazer é ler os rótulos, mas sempre esqueço hahaha além disso, amei isso de refeições por dia, seria meu sonho?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  12. Amei o post, dicas muito importantes :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar