domingo, 17 de dezembro de 2017

Os doces de Natal da nossa mesa

O Natal é uma época de excessos alimentares, nomeadamente no que toca à doçaria. Mas temos que admitir que adoramos muitos dos doces que representam o Natal. 
Quem não chega a esta altura e diz que o melhor pão de ló que come é o da sua avó ou daquela confeitaria que todos os anos angaria filas enormes à porta?

Já alguma vez se perguntaram qual é a vossa sobremesa natalícia preferida? Nós já, e hoje é isso que trazemos para o blog! Este é então o nosso top 6 de doces de Natal e que não pode faltar na nossa mesa.


1. Rabanadas

As mesas da Consoada não são as mesmas sem as belas das rabanadas, não? Só cheirinho delas é logo característico desta época do ano :p


2. Pão de ló de Ovar
Somos adeptas de todo o tipo de pão de ló, desde o tradicional ao mais de Ovar. Quem é do Norte sabe que o melhor pão de ló húmido é mesmo de Ovar. Nós apreciamos bastante esta última versão do pão de ló porque, ao contrário do convencional, este tem creme de ovo no seu interior, que o torna húmido e, na nossa opinião mais delicioso (e mais calórico também... mas é Natal!).

3. Aletria
Há quem a confecione com ou sem ovo, é uma questão de gosto ou de saúde. Com ovo, consideramos que fica mais saborosa mas, para quem não deve consumir pratos com muitos ovos deve então optar pela versão sem ovo. Na nossa opinião, esta é outra das sobremesas que só o cheiro nos lembra logo do Natal e da família toda à volta da mesa.


4. Bolo rei
Há quem adore e quem odeie! Honestamente, não gostamos muito das frutas cristalizadas que fazem parte desta doçaria mas, adoramos o bolo em cima. O que fazemos ao consumir este bolo é retirar as frutas que acabam também por ser bastante calóricas :p

5. Bolo rainha
Antigamente, não havia possibilidade de escolha mas, agora já há e há muitas pessoas que preferem o bolo rainha ao bolo rei. Pois o bolo-rainha contém mais frutos secos (ricos em vitamina E, um potente antioxidante, além de ácidos gordos essenciais e fibras). Embora o nome seja bastante idêntico, o bolo reio e o bolo rainha são um pouco diferentes um do outro mas, nós adoramos os dois (ou não fossemos nós umas gulosas assumidas)!

6. Leite creme
Quem não gosta de um bom leite creme? Seja normal ou torrado na nossa mesa de Natal não pode faltar esta sobremesa! E o cheirinho que fica pela casa quando torramos o leite? Maravilhoso, não?


Não escondemos que gostamos de ter uma vida saudável e equilibrada mas, adorámos comer e nestas alturas não nos proibimos de nada. Dá para reparar que somos raparigas que nestas alturas gostam de comer e estar rodeada da família, não? É o melhor desta vida, é estar à mesa a conviver com quem mais gostámos. 

E, para vocês? São fãs de doces? Quais são as vossas sobremesas preferidas de Natal? Têm alguma própria do local onde vivem? Contem-nos tudo na caixa de comentários :p


Um beijinho,

I. e A.

3 comentários:

  1. As sobremesas de Natal não são as minhas preferidas, mas têm aquele sabor a Natal, por isso até sabem bem :) só o leite creme é que não gosto mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Também não eramos muito fãs de doces mas agora adoramos :p mas so simples facto de lembrar o Natal e estar à mesa rodeadas da nossa família, é o melhor que se pode ter :)

      Beijinhos,
      I. e A.

      Eliminar
  2. Mesmo! Está quase, estamos mesmo na recta final para estarmos à mesa rodeadas pelas pessoas que mais amamos a desfrutar destas maravilhas :p

    Beijinhos,
    I. e A.

    ResponderEliminar