terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Como alterar hábitos alimentares

Quem nunca enfrentou uma batalha com o peso corporal em algum momento da vida? Provavelmente existem pessoas que nunca tiveram esse problema mas a grande maioria sim.

Estamos inseridos numa sociedade cada vez mais sedentária e com grande oferta de alimentos processados e nem a tendência do "eat clean" e do "do some sport" parecem balancear as coisas.

Apesar de várias pessoas tentarem implementar diversos tipos de dietas ( já falamos num post anterior sobre o facto de algumas sem acompanhamento até serem perigosas), na maioria dos casos estas não resolvem os problemas principais que os indivíduos têm com a sua alimentação. Assim, a reeducação alimentar é essencial ser trabalhada e os profissionais da área da saúde (nomeadamente os Nutricionistas) têm tentado trabalhar arduamente estas questões. Não será mais fácil para as pessoas reaprender a construir a sua relação com a comida em vez de se forçarem a seguir ideais que podem nem resultar com elas.

Vamos trabalhar em alguns pontos:

Rotinas intensas de trabalho e pouco tempo livre
A falta de tempo pode efetivamente ser um entrave para a confeção das próprias refeições mas será para a alimentação saudável? Não, não é.

Como temos cada vez menos tempo para fazer refeições saborosas na nossa cozinha, a indústria alimentar tem aproveitado para lançar soluções rápidas e práticas de alimentos que ocupam boa parte da nossa dispensa e frigorífico. O problema dessa “solução” é que esses alimentos processados são menos saudáveis e saciam muito menos o nosso organismo do que aqueles que são confecionados  por nós mesmos. Habitualmente têm mais açúcar, mais gorduras, mais sal e mais conservantes. Não todos mas uma grande quantidade deles.

Será que não podemos começar a planear a nossa semana alimentar? Como? Que tal aproveitar os fins de semana para o fazer e cozinhar vários tipos de alimentos e conjugá-los de forma diferente em várias caixas herméticas? Aqui fica uma sugestão: PLANEAR.


O que NÃO deve fazer quando está a tentar alterar os seus hábitos alimentares

Saltar refeições - Saltar refeições resulta num menor fornecimento de energia para o seu organismo, forçando um maior consumo alimentar numa próxima refeição — e consequentemente um maior ganho de peso. Para evitar esse problema, o hábito de comer pequenas refeições de cada três em três horas é a melhor solução para controlar as porções que ingere.

Comer em frente à televisão ou a falar ao telemóvel - O ato de comer exige uma grande atenção da nossa parte. Precisamos de nos concentrar para saber exatamente o que estamos a ingerir e até mesmo para detetar quando já nos sentimos saciados e não precisamos de comer mais naquela refeição. Se um dos hábitos alimentares que queremos alterar passar por controlar as porções, esta é uma dica que deve então implementar na sua rotina para deixar de comer quantidades acima do necessário.

Fazer demasiados "snacks" - o "petiscar aqui e acolá" - Algumas pessoas que estão a aprender a comer de forma mais saudável podem cair na tentação de fazer várias refeições ao longo do dia para poder matar aquela famosa “vontade de comer” Normalmente quem "belisca" ainda não sabe diferenciar a “vontade de comer” da sensação de “estar com fome” e esta é uma questão essencial que precisam de compreender numa fase inicial.

Negar o apoio da família e dos amigos - Isso pode ser um dos maiores problemas encontrados no seu processo de reeducação alimentar. Deixe-os participar neste processo de mudança mas atenção: não os deixe desviar os seus objetivos. Foco!

Pesar-se todos os dias - Pesar-se todos os dias é excessivo e apenas lhe vai criar picos de ansiedade. Não espere mudanças de peso repentinas. Estas devem ser graduais. Não queira ficar frenético com a questão do peso e abandonar todo o processo. Pesar-se 1 vez de 15 em 15 dias é mais que suficiente ou então apenas 1 vez por mês. Pense nisso.

Desistir facilmente após não ver resultados imediatos - A reeducação alimentar, ao contrário das "dietas da moda", é um processo gradual em que os resultados podem demorar a surgir. Vai também depender da sua força de vontade Pense que para além de os alcançar é preciso mantê-los.

Parar com a reeducação após alcançar o resultado pretendido - Sabe aquela regra dos jogos de tabuleiro em que quando calhamos numa determinada casa do jogo a consequência é voltar ao ponto de partida? Podemos perfeitamente fazer essa analogia aqui pois se o fizer é sinal de que nºao aprendeu realmente o que é alimentar-se de forma equilibrada. O objetivo é mudar os seus hábitos e não apenas uma motivação para perder peso (ou outro objetivo nutricional) durante uma determinada fase da vida.

Não tomar pequeno-almoço - Outra analogia: cartão amarelo num jogo de futebol. O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia e saltar esta refeição é um erro grave no processo. Nunca salte esta refeição (aliás nenhuma!).

Não fique demasiado agarrado às calorias dos alimentos - Sabe aquela pessoa que, sempre que vai comer algo, fica contando as calorias do que está ingerindo? Não o faça. Não é sequer saudável nem correto. Nem sempre as calorias são o foco principal. Aprenda a valorizar outros aspetos das suas refeições e partilhe sempre as suas dúvidas com um profissional.

Comer muito rápido - Super prejudicial num processo de reeducação alimentar - altera a sua perceção de sacidade, faz com que coma mais e tenha vontade de comer mais cedo. Evite! Desfrute da sua refeição comendo calmamente e num ambiente relaxado e cómodo. Comer é um dos maiores prazeres da vida - quer desfrutá-lo de forma apressada

Moderação no que considera "automaticamente saudável" - Já não é novidade nenhuma de que "tudo em excesso faz mal" pelo que mesmo os alimentos equilibrados do ponto de vista nutricional, perante grandes consumos, podem ser desaconselhados. Exemplo trivial: a tapioca tem uma conotação no mundo do fitness e do saudável mas apresenta um alto índice glicémico e não deve ser consumida diariamente nem em excesso. Costuma até ser alertado pelos Nutricionistas que devem conjugar a tapioca com algumas sementes de shia para ajudar a baixar estes níveis. O mesmo com o pão que pode perfeitamente fazer parte de um regime equilibrado mas que em demasia não é de todo recomendável. Existem muitos outros exemplos mas com estes dois penso que compreendem a mensagem a transmitir.

Evite comer de forma monótona - Haverá algo mais chato que comer todos os dias a mesma coisa? Por favor faça um favor a si mesmo e não o faça! Seja criativo e experimente novos pratos e novos sabores na cozinha. A ajuda de um Nutricionista nesta etapa do processo pode ser fundamental.

Alterar os hábitos alimentares pode ser difícil numa fase inicial mas com a prática tornar-se-à mais simples e trará benefícios a longo prazo à sua saúde. Ter uma boa relação com a comida via muito além do que simplesmente ter um corpo em forma e tonificado. Traz boa disposição, melhora o seu estilo de vida!
Que mudanças já tentaram implementar? Querem partilhar connosco?
Espero ter ajudado!

Beijinhos,
A.

6 comentários:

  1. Não deve ser nada fácil alterara hábitos alimentares...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto não é fácil alterar hábitos alimentares mas a força de vontade e a motivação ajuda imenso no processo! Um beijinho ❤

      Eliminar
  2. Tenho tentado alterar os meus mas não é nada fácil mas tens aí ótimas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consideramos que as dietas não devem ser monótonas nem se tornarem de tal modo complicadas que dificultem o nosso objetivo 🙂 Uma alimentação equilibrada e diversificada é a base principal e o resto vem por acréscimo 🙂 Um beijinho e obrigada 🙂

      Eliminar
  3. Nunca precisei mudar meus hábitos, mas tenho total noção de que deve ser algo muito difícil mesmo até rolar uma adaptação. As dicas são ótimas e tenho certeza que vão ajudar muita gente!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, esperemos que ajudem sim 🙂 Mudar hábitos é de facto complicado mas passado algum tempo tudo se torna mais fácil 🙂
      Beijinhos ❤

      Eliminar