segunda-feira, 23 de abril de 2018

Fizemos yoga durante um mês

Devem ter lido o título e pensaram "qual é o mal de terem feito Yoga? Vocês não frequentam ginásio? Fazer Yoga não é nada demais, certo?" Enganem-se amigos, para nós é todo um novo mundo. Uma de nós é bastante competitiva e não diz não a um desafio, está constantemente a magicar novas ideias e a fazer loucuras. A outra alinha em algumas das loucuras e pensou: "Yoga? Dizem que é bom para aumentar a flexibilidade, não é? Sou péssima nisso e tenho problemas de costas, porque não?"

A ideia maluca foi minha (I.) mas a A., aceitou e lá fomos as duas. Eu já tinha experimentado uma aula no ginásio mas, correu pessimamente mal. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa super acelerada, fui parar a uma aula super tranquila, com música super calma, um ambiente super relaxante. Mas desengane-se quem pense que uma aula de Yoga é tranquila, quando a professora começa a explicar o que temos de fazer eu que até tenho bastante flexibilidade, senti-me uma nódoa negra porque não dava uma para caixa e não estava no verdadeiro "mood" destas aulas. Jurei para nunca mais mas isto não foi bem assim pois, um dia resolvi que deveria voltar para me superar a mim mesma e arrastar comigo a A.

Vamos então contar como correu a nossa experiência. A ideia era no mínimo fazer 1 aula por semana durante um mês, pensando que ao fim deste tempo já faríamos algo de jeito. Experimentamos algumas aulas a horas diferentes para analisarmos qual a que mais gostávamos, pois existem diferentes tipo de Yoga e no nosso ginásio de acordo com o dia e hora, são professores diferentes que dão aulas também elas diferentes.

À partida o nosso principal objetivo com estas aulas era aumentar a nossa flexibilidade, no entanto, o Yoga vai muito mais para além disto. Com estas aulas conseguimos conectar-nos mais a nós próprios e com o mundo que nos rodeia, aumentando a nossa força emocional através dos poderes da meditação. Outro dos benefícios do Yoga é também a força física, pois para além de todas as posições requererem flexibilidade e equilíbrio, é necessário alguma força física.

A flexibilidade era sem dúvida um grande entrave, para uma nós, para praticar estas aulas e a primeira tentativa foi frustrante para a A. No entanto, com o decorrer da prática fomos nos apercebendo que para a prática de Yoga não é necessário muita flexibilidade, à medida que vamos praticando as nossas capacidades vão se desenvolvendo de acordo com as necessidades. Adorámos o desafio de nos superarmos e sermos melhor a cada dia que passa, se inicialmente certas posições era um verdadeiro terror hoje em dia já estamos melhor e ficamos orgulhosas da nossa conquista.

Com o decorrer destas aulas para além de querermos sermos melhor fisicamente temos investido bastante para sermos melhor interiormente. Para nós é sem dúvida muito mais difícil a meditação, isto é, a força emocional que a física. Nas primeiras aulas sentimos que não conseguíamos abstrair do espaço em que estávamos e meditar, e isto é um dos pontos mais importantes na prática do Yoga, o que para nós sentíamos que estávamos a falhar redondamente. Tentamos investir mais nesta área e até mesmo tentar diariamente tirar 5 minutos no nosso dia-a-dia para meditar. Ainda estamos longe de saber assim como, dar o devido valor e significado à palavra meditar mas é algo que queremos e estamos a lutar para ser melhor.

De modo a concluir este testemunho acho que é bastante notório que ficámos fãs desta aula, pois quando estamos lá sentimos que é o nosso momento, onde parámos para nos focarmos em nós e meditar de modo, a conhecer-nos e focarmos mais em nós. Fazemos esta aula ao domingo de manhã sempre que conseguimos, saímos de lá mais leve e preparadas para enfrentar a nova semana com outro ar e entusiasmo.



E, vocês? São fãs de Yoga? Nunca experimentaram? Gostavam? :)

Beijinhos,
I. e A.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Nós também diziamos isso e andamos muitas vezes a adiar e até mesmo abdicar das aulas.. Mas é uma questão de gerir o nosso dia-a-dia e as vezes temos de abdicar de algumas coisas para conseguir ir a estas aulas e conciliar tudo :p
      Tens de tentar arranjar um tempinho e experimentar! Na nossa opinião vale bem a pena :)
      Beijinhos ❤️

      Eliminar
  2. Já tinha experimentado e no ano passado praticava muito yoga nos meus tempos livres. É um momento que ajuda a sentir a união do ser com o corpo :)
    Gosto muito :) Ainda bem que também gostaram!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, adoramos! Agora é uma questão de praticar mais e mais porque é viciante :p
      Beijinhos ❤️

      Eliminar
  3. Nunca experimentei mas quero muito.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/2018/04/review-serum-e-lip-balm-bioderma-sorteio.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselhamos a passar por esta experiência :)
      Beijinhos ❤️

      Eliminar
  4. Eu praticava no meu ginásio, mas agora mudei e ainda não fui experimentar. Até lá, nem em casa... Tenho que voltar nem que seja em casa. Beijinhos miudas lindas
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa ainda não temos capacidades para tal :p mas acreditamos que de muito jeito nessas situações :)
      Beijinhos ❤️

      Eliminar