domingo, 21 de janeiro de 2018

Fisicamente sãos mas mentalmente destruídos

Hoje em dia, as redes sociais estão cheias de pessoas saudáveis e inspiradoras, em que nos levam (ou tentam) a adotar um estilo de vida saudável, praticando exercício físico e seguindo uma alimentação saudável. 

Do meu ponto de vista, acho que estamos a ser bombardeados por estas questões e que existe excesso de informação. É necessário saber gerir todas estas partilhas e filtrá-las da melhor forma pois nem tudo o que parece é. Como sabem, defendemos que devemos seguir uma alimentação saudável e equilibrada, manifestando bons hábitos alimentares, praticando exercício físico - no fundo o sermos a nossa melhor versão. No entanto, penso que com toda a informação, as pessoas esquecem-se do mais importante, que é estar bem psicologicamente, pois o amor próprio é muito importante. 

Eu mesma já estive no lugar da maior parte da nossa geração pois sou uma pessoa ansiosa e stressada. Quando realmente me empolguei com o ginásio e a alimentação, ou seja, quando comecei a ver resultados no meu corpo, queria sempre mais e melhor. Sempre que me convidavam para ir comer fora ou ficava mais tempo no trabalho e não conseguia ir ao ginásio sentia-me mal e tentava compensar ao nível alimentar. Recusava-me a sair com os meus amigos porque iria jantar/almoçar algo não cozinhado por mim e quando ia lanchar com amigas bebia apenas café ou chá e tentava sempre ter as minhas refeições. Sair à noite, ir para uma discoteca, ir a uma festa, beber uma bebida alcoólica era algo impensável. Podia estar numa festa de aniversário e não tocava no bolo, champagne ou outra bebida qualquer. Se ia a uma festa tentava ao máximo ficar-me pela água.

Quero com isto dizer que sempre que saía da minha rotina e/ou alimentação sentia-me mal comigo mesma. Isto ainda piorava mais assim que abria as redes sociais e era inundada por pessoas a treinar ou a comer bem. Começava a pensar que tinha estragado todo o trabalho que tinha feito no ginásio, que todos continuavam a comer bem e a tentar alcançar os seus objetivos e eu tinha acabado de arruinar os meus. Entrava num ódio tremendo comigo mesma. Nunca tive nenhum tipo de distúrbio alimentar mas penso talvez isto pudesse ter sido o início. Felizmente, consegui contornar e nunca me deixar mergulhar totalmente para esse mundo.


Tal como eu, hoje em dia a maior parte dos adolescentes e jovens adultos vivem demasiado as redes sociais e, mesmo sem querermos, somos influenciados por elas. Andamos numa busca incessante pelo corpo perfeito e somos diariamente iludidos por fotografias dos nossos ídolos com corpos super definidos, abdominais visíveis e percentagens mínimas de gordura. Automaticamente quase todos desejamos isso, um corpo tonificado e uns abdominais e fazemos de tudo para ter isso. Mas qual é então o problema? Importa refletir que essas pessoas com corpos espetaculares fazem disso o seu trabalho. Nós somos simplesmente pessoas normais, cliché ou não, treinar serve para nos sentirmos bem e sermos a melhor versão de nós mesmos.

Podemos ter o nosso corpo de sonho (que acredito muita gente tem - eu própria já estive lá perto) mas de que adianta ter uns abdominais ou zero celulite se mentalmente estamos destruídos? Se recusamos jantar com a nossa família ou sair com os nossos amigos porque vamos sair da nossa dieta? Antes de tudo isto temos de estar bem psicologicamente, não é à toa que a definição de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde é "o bem estar físico e psíquico...". Até porque, acreditem ou não, podem treinar todos os dias e fazer uns treinos brutais mas se não estiverem bem do ponto de vista emocional, por exemplo, não irão ter resultados, vão chegar a um ponto que vão estagnar e entrar em frustação porque no fundo não têm equilíbrio.
Tal como disse já passei por isso e hoje em dia valorizo muito mais a minha saúde mental do que o corpo. Treino cinco vezes por semana porque gosto e é a minha hora para descomprimir ou para preparar-me para enfrentar o dia de trabalho. Tenho dias que adoro o meu corpo e outros que só vejo retenção de líquidos e não gosto nem um bocado. Mas sei que, se não for no dia a seguir, nas próximas semanas ou no mês seguinte já estará tudo normal ou ainda melhor.

Reflitam sobre estas questões... e sejam felizes! O nosso corpo é a nossa casa, devemos cuidar dele como um todo, isto é, tanto interior como exterior!
Beijinhos,
I.

Sem comentários:

Enviar um comentário