"Era uma vez duas raparigas que adoravam ler livros sobre alimentação - uma delas pelo prazer que sente pelos alimentos e a outra... a outra bem por tudo, pois trabalha com alimentos diariamente. Assim, um belo dia decidiram partilhar as suas sugestões literárias sobre este tema, de forma a outras pessoas conseguirem desfrutar do poder das leituras, tal como elas."
Fim
Estamos a brincar - sem mais demoras, espreitem algumas das sugestões:
- Probióticos: A Solução, de Michelle Cook
Gosto de livros que me transmitam confiança quando os leio, no sentido de saber que as informações que fazem ou que refutam são baseadas em evidência científica. Quem gosta de ter uma vida o mais saudável e equilibrada possível?
Sinopse do livro: Os probióticos são organismos vivos, presentes em alimentos como iogurtes, batidos, chás e gelados, que, quando ingeridos em doses adequadas, trazem benefícios evidentes à nossa saúde.Estes alimentos são conhecidos principalmente por melhorarem o bem-estar intestinal, mas, de acordo com os estudos científicos mais recentes, os seus efeitos benéficos estendem-se a muitos problemas de saúde: das alergias à artrite, passando pela depressão e pela obesidade, pela diabetes e infeções, ou até mesmo pelo cancro. Escrito pela Drª. Michelle Schoffro Cook, especialista em nutrição, resume os resultados mais importantes das investigações sobre os probióticos e o seu poder curativo, mostrando ainda como poderá utilizá-los no seu dia a dia, através de uma abordagem prática e fácil de acompanhar.
- O que faz bem e o que faz mal, de Magda Roma
Sinopse do livro: A alimentação está em constante mudança, mas é importante que tenhamos uma fonte de informação fidedigna que nos permita fazer escolhas conscientes, acertadas e saudáveis. A nutricionista Magda Roma, tendo por base estudos científicos e a sua prática clínica, analisa os principais benefícios e desvantagens dos alimentos que consumimos.
- Saber comer, de Michael Pollan
Sinopse do livro: Escrito por Michael Pollan, professor na Universidade de Berkeley, um dos jornalistas científicos mais premiados deste século, este livro remete para os nossos hábitos alimentares. Em "Saber Comer", o autor ajuda os leitores a escolher a comida que devemos pôr no prato (do seu ponto de vista, claro) pois refere sentir-se confuso com tantas informações contraditórias. Um dos exemplos que descreve no seu livro é o dos cereais que alteram a cor do leite. Sabem porquê? Porque estão repletos de hidratos de carbono refinados e de aditivos químicos.
- Comer bem é o melhor remédio, de Alexandra Bento
Sinopse do livro: Escrito pela Ex.ª Senhora Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que tão bem representa a minha profissão, este livro inclui receitas com a participação do Chef Hélio Loureiro.
Apresenta a relação entre certos alimentos e as doenças que mais afetam os Portugueses, assim como os alimentos mais e menos recomendados. Depois, passando da teoria à prática, apresenta um diário alimentar para preencher e mais de 40 receitas, permitindo organizar uma semana de refeições de forma equilibrada.
Nos sites das livrarias, assim como no próprio livro, podem encontrar o diário alimentar para preencherem.
- Mudanças e Atitudes de Uma Nutricionista
Sinopse do livro: Este livro desperta-me imensa curiosidade. Seria uma das minhas próximas compras literárias!
Segundo Ana Ruas de Melo:
"Numa altura em que tanto se escreve sobre alimentação, emagrecimento e receitas alternativas sinto que, como nutricionista, também o devo fazer, ainda que de uma perspetiva diferente. Neste livro não vai encontrar uma dieta específica para emagrecer, que as há tantas. Em vez disso pretendo descrever, de forma sincera, descontraída e com humor, as mudanças pelas quais passei até aos dias de hoje. Nem sempre fiz escolhas alimentares saudáveis, nem sempre inventei receitas “de comer e chorar por mais” e nem sempre me apeteceu calçar os ténis e combater o sedentarismo. O meu objetivo é mostrar que o processo de mudança não tem, nem deve, ser igual para todos. É fundamental que seja adaptado em função dos hábitos e preferências que, naturalmente, diferem de pessoa para pessoa. Como nutricionista acredito que precisamos de mais humanidade, de nos colocarmos no lugar dos outros, de estarmos acessíveis aos que nos procuram. A atitude é o primeiro passo para qualquer mudança."
Quase todos estes livros encontram-se com 10% de desconto na Wook (em todas as fotos podem aceder aos links diretos para a compra dos respetivos livros).
Então, algum vos despertou interesse? Digam na caixa dos comentários! ;)
Boas leituras,
A.