sábado, 14 de outubro de 2017

Granola do bem!

Diariamente somos invadidos por produtos ditos "saudáveis", fazendo com que cada vez seja mais difícil ir ao supermercado e encontrar algo verdadeiramente equilibrado e nutritivo. 

Hoje falamos de granolas: quem não gosta de uma deliciosa granola para adicionar ao seu iogurte, ao leite ou até mesmo à fruta? 



Na nossa opinião, existem algumas marcas comerciais no mercado que são mais equilibradas em termos de composição nutricional, nomeadamente: Rude Health (à venda nos hipermercados), A minha Granola (granola caseira sem açúcar, vendida online neste link), Ikigai (existe a versão simples, com frutos secos e ainda a de caju e coco. Não apresenta corantes, conservantes, adição de açúcar ou de sal e podem encontrar online aqui) e Bacuri (são chamadas de "fitnolas" e apresentam uma base de aveia integral, flocos de milho sem açúcar e millet, adoçados com mel e melaço de cana e envolvidos em óleo de coco e podem comprar através da página de Facebook desta marca - link aqui).

No entanto, um dos muitos problemas das granolas comercializadas é que para além de serem industrializadas e muitas vezes apresentarem teores de açúcar um pouco elevados, são dispendiosas. Assim, uma das melhores práticas seria fazermos a nossa própria granola em casa mas… como o podemos fazer?

Acreditem que é simples, rápido e podem adicionar o que quiserem na nossa própria granola mas não se esqueçam... o nosso objetivo é confecionar uma granola mais saudável e equilibrada ;)



Granola caseira

Vamos precisar dos seguintes ingredientes:
  • Mistura de sementes, grãos e frutos secos (exemplos: 2 copos de aveia; + 1 copo de avelãs partidas + 1 copo de amêndoas laminadas + 1 copo de nozes pecan +  2 colheres de sopa de mix de sementes, tais como abóbora, girassol, linhaça, etc.). Podem colocar as opções que preferirem na vossa granola (mais exemplos: flocos de milho, lascas de coco, fruta desidratada, pepitas de cacau cru, entre muitas outras opções).
  • 2-3 colheres de sopa de mel (Não muito, pois o objetivo é reduzir o açúcar habitualmente presente nas granolas comerciais)
  • 1 colher rasa de óleo de coco biológico (podem encontrar nos hipermercados ou lojas de produtos naturais, como a Celeiro).
  • Se quiserem colocar algum tempero, podem optar por colocar umas pitadas de canela em pó para lhe atribuir um sabor mais intenso.



Modo de preparação:
  • Pré-aquecer o forno a 180°. 
  • Enquanto aguarda, misture todos os ingredientes e no final adicione o mel e envolva tudo. Depois de realizar a mistura, forre um tabuleiro para levar ao forno com papel vegetal e espalhe a sua mistura de forma uniforme sobre o tabuleiro. Tenha em atenção o estado da sua granola e, assim, vá mexendo várias vezes o tabuleiro para o que a mistura que se encontra no fundo também fique tostada e crocante. 
  • Quando arrefecer, armazene num frasco hermético para que esta não amoleça.


Fácil certo ? Podemos experimentar? ;)

Deixamos aqui fotografias da nossa granola caseira - na nossa colocamos flocos de aveia, amêndoas, sementes de abóbora e de sésamo e ainda algumas pepitas de cacau cru (foto do produto numa das fotografias em baixo apresentadas).










Resultado final: 



Deliciem-se em casa com as vossas granolas mas não se esqueçam... com moderação. Consideramos que não é um alimento que devem consumir numa base diária. Se gostam de adicionar sempre algo ao vosso iogurte, por exemplo, podem optar por flocos de aveia, pedaços de fruta ou mesmo por sementes.

A granola contém mel (daí a sua crocância que tanto apreciamos) e este não deixa de ser um alimento constituído à base de açúcar (composto essencialmente por dois açúcares simples, frutose e glicose), pelo que, embora seja mais nutritivo pelo ser teor em algumas vitaminas e minerais, não deve ser consumido em excesso. 

Bom domingo!




A.

Sem comentários:

Enviar um comentário