quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Apetites e paladares saudáveis, é possível?

Numa altura em que a alimentação saudável reina as nossas contas do Instagram e do Facebook, surge sempre aquela sensação de querer experimentar algumas das iguarias lá apresentadas mas … aquela sugestão será efetivamente boa?
Todos nós gostamos de alimentos saborosos, não o podemos negar… O gosto pelo doce, pelo sabor intenso e envolvente está integrado nas nossas preferências alimentares. Já para não falar do chamado “comer com os olhos” pois gostamos mais daquilo que nos cativa a atenção.
Tanto por questões de saúde como por questões de prevenção e de bem-estar, será possível escolhermos opções que nos encham o estômago e o paladar? Claro que sim!
De seguida podem ver representadas algumas opções que são deliciosas e equilibradas e que vos podem despertar o interesse… e o paladar!
Vamos experimentar?


  • Yoghurt’s bowls

Nada consegue ser mais saboroso que misturar fruta, iogurte e granola na mesma refeição. Se optarmos por um iogurte natural não açucarado ou por uma opção magra sem açúcares adicionados e 0% de matéria-gorda começamos bem a montagem deste snack! Mas o que se segue? Que tal misturar um pouco de granola mas caseira sem açúcar? Seria o ideal! Podemos ainda finalizar com a colocação de uns pedaços de fruta - podem ser bagas (uvas, mirtilos, framboesas, amoras) ou pedaços de manga e morango (honestamente todo o tipo de fruta liga bem nesta receita).



  • Rodelas de banana com compota de fruta sem açúcar

Uma opção deliciosa!
Basta cortar a banana às rodelas e entre cada 2 rodelas barrar com comporta de fruta sem açúcar, do sabor que preferir. Existem várias opções à venda no mercado pelo que tem uma enorme diversidade de opções que pode colocar.



  • Espetadas de fruta

Prático de transportar e delicioso para um snack: Podem colocar qualquer tipo de fruta, fazendo as combinações que mais gostarem.
Nota: Optar sempre pela fruta da época ;)






  • Palitos de cenoura com molho de iogurte

Simples, rápido de confecionar e de baixo valor energético, este snack é saboroso e equilibrado.
Ingredientes:
- Queijo quark
- Iogurte sólido natural não açucarado
- Cenoura
- Limão

Modo de confeção: Colocar num recipiente duas colheres de sopa de queijo quark e misturar com um iogurte sólido natural não açucarado. De seguida, adicionar algumas raspas de limão e envolver tudo. No fim, cortar a cenoura em palitos a seu gosto e finalizar comendo-os e mergulhando-os no molho que preparou!



  • Pedacinhos de maçã com canela e mirtilos

Algo também muito simples e delicioso: basta cortar 1 maçã em pedacinhos, adicionar algumas bagas de mirtilos (1 porção equivale a uma concha da mão de mirtilos) e polvilhar com canela a gosto!



Bons snacks!


A. 

1 comentário: