sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Abacate - O alimento do momento


Ainda está para nascer o dia que vamos adorar abacate. Esse dia irá chegar (pelo menos queríamos que chegasse) pois sabemos que apresenta inúmeros benefícios para a saúde. E também, convenhamos, existem receitas deliciosas que podem ser confecionadas com este alimento para além do guacamole.


Benefícios nutricionais do abacate

O abacate é um fruto muito nutritivo, com grande qualidade nutricional e é rico em ómega-3, considerado uma gordura saudável, que contribui para a melhoria da capacidade de memorização, visto este composto estimular a circulação sanguínea e aumentar a capacidade de concentração. 



No que toca à sua composição nutricional, apresenta por cada 100g, 160 Kcal, 16, 7 g de gordura, 8,5 g de hidratos de carbono e cerca de 2 g de proteína (Fatsecret Portugal). É rico em vitaminas, minerais, proteínas, carotenóides e fibras, dos quais se destacam os antioxidantes, o magnésio e o ácido fólico. Para além disso, o seu elevado teor de lípidos confere a este fruto o poder de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. Os abacates apresentam ainda um alto teor em potássio, representando uma porção de 100 gramas,14% da RDA deste micronutriente, em comparação com 10% em bananas, considerada uma fruta rica em potássio. 


Em termos de evidência científica, numerosos estudos mostram atualmente que o abacate pode melhorar os fatores de risco associados à doença cardíaca, tais como colesterol total, LDL e HDL, bem como triglicerídeos no sangue.


Com o abacate é possível elaborar diversas receitas, tais como:

Entradas/ aperitivos:

Guacamole: pasta de abacate com tomate, cebola, alho, limão e pimenta; 


Salada de abacate com camarão: salada feita com abacate, camarão, tomate, cebola, abóbora, alho, limão, azeite, vinagre balsâmico, coentro, hortelã, rúcula, sal e pimenta;

Colocado barrado em tostas: pasta feita com abacate, limão, salsa, sal e pimenta servidos sobre torradas. 


Molhos:
- Molho de abacate para salada: creme de abacate, iogurte, cebolinha, alho, azeite, sal e pimenta

Maionese de abacate: pasta de abacate, alho, Limão e manjericão; 



Pratos principais:
Fettuccine picante de abacate: fettuccine servido com molho feito com abacate, ricota, alho, cebola, limão, azeite, pimenta, sal, nozes e salsa; 

Abacate recheado com puré de grão-de-bico: pasta feita com grão de bico, tomilho, alho, iogurte, limão e tomate servidos sobre o abacate cortado no meio e sem caroço;

Introduzido numa pizza;  



Sobremesas:
Gelado de abacate: leite condensado, abacate, limão e açúcar; 

Gelatina de abacate: gelatina sem sabor, abacate, limão e açúcar;

Bolo de abacate: abacate, ovo, óleo, açúcar, farinha de trigo, fermento em pó.



Batidos/ Smoothies
Para quem prefere consumir um batido ou smoothie de abacate, a este podemos adicionar uma série de alimentos como, por exemplo, aveia, fruta (laranja, kiwi, banana, morango, manga), beterraba, gengibre, canela, iogurte grego, chia, amêndoas, chá verde, leite de côco.

Tudo de depende do gosto e da imaginação de cada um.  

A nossa sugestão: 1 abacate, 1 copo de leite de côco, 1 colher sopa de polpa de açaí ou frutos vermelhos congelados, meia banana. 
(Acreditem, isto é delicioso! :) )



E vocês são fãs de abacate? Não ficaram curiosos para experimentar algumas destas sugestões? Deixem na caixa de comentários o vosso feedback :)


I. e A.

Sem comentários:

Enviar um comentário