domingo, 18 de março de 2018

Mulheres altas - As dificuldades que as mais baixas não entendem

Pode parecer que este tema trazido aqui para o blog de repente pareça estranho mas a verdade é que, nos últimos tempos, temos lido vários posts de outras bloguers que sentem um bocadinho o mesmo que uma de nós sente em certas situações do quotidiano e decidimos partilhar isso com vocês.

Esta semana, falava com uma colega de trabalho sobre este tema. Ela tem 1,55m e sempre que referia as dificuldades que sentia no meu dia-a-dia ela respondia "E que tem? O que importa o que os outros dizem? Ignora isso... Quem me dera ter a tua altura". A verdade é que ela tem razão. Mas também todos sabemos que, quando algo em nós nos afeta, é muito difícil aprender a lidar com isso, mesmo quando as pessoas que gostam de nós nos dizem o contrário.

O facto de ser alta traz desafios diferentes para as mulheres. Muitas vezes precisam de aceitar que não conseguirão comprar calças nas mesmas lojas das amigas e que as mangas compridas poderão ficar mais curtas. Também precisam de lidar com os comentários de algumas pessoas sem noção que se acham no direito de avaliar essa nossa característica como se fosse uma vantagem ou mesmo um defeito, sem respeitá-la como um simples facto da vida, genético e obviamente incontrolável. Já para não falar daquela ideia antiquada de que a mulher tem que ser sempre mais baixa do que o namorado. 

O que fazer? Bem, acima de tudo é viver bem com essa condição e amarmo-nos da forma como somos. Mas efetivamente nem sempre é fácil lidar com algumas situações do nosso dia à dia.

Às vezes em conversas nossas, acabamos por ir parar ao tema da altura. Primeiro porque uma é mais baixinha do que a outra e segundo porque quando conversamos sobre roupa, por exemplo, "aquela saia só assenta bem a pessoas altas com pernas compridas" ou porque quando "a mais alta gosta de saltos" e a outra perceciona a altura com que a amiga vai ficar.

Na verdade, é tudo uma questão de auto-estima. É um facto. Mas existem algumas dificuldades que uma mulher alta (e por alta entenda-se muito maior que as pessoas que rodeiam a sua vida social e profissional) passa diariamente e que a incomoda.

Antes de abordamos alguns tópicos em concreto, queríamos passar de antemão a mensagem que isto é apenas a perceção de uma de nós e não queremos de todo afirmar que todas sentimos isto. Opiniões são opiniões e por muito que saibamos que isto acontece com bastante frequência, não podemos generalizar.

1. "Quanto é que medes?"
Vamos lá entender uma coisa: não gostamos desta pergunta. Somos altas pronto. Se sabem a vossa altura e se somos mais altas que vocês, não é difícil ter uma perceção da nossa. Por isso não perguntem. Não é por mal mas não gostamos dessa pergunta porque algumas pessoas nos fazem sentir mal.


2. Uso de sapatos de salto alto
Pode parecer um cliché mas uma mulher que se considere bastante feminina normalmente gosta de usar saltos (sejam eles confortáveis ou não). Mas habitualmente é algo que uma mulher alta que sente complexos em relação à sua altura coloca imediatamente de lado do seu guarda-roupa. Ela não gosta de ficar ainda maior do que já é e de chamar assim à atenção desse jeito. E o facto das pessoas comentarem ainda a deixa menos à vontade. Para terem apenas uma noção, até mesmo aquelas sapatilhas com uma sola mais alta que o comum não entram no armário de uma de nós.


3. Ter uma postura correta
Não podemos arriscar ao dizer que as mulheres altas habitualmente têm uma má postura apenas porque uma de nós o tem, mas as que conhecemos (nomeadamente uma de nós tem essa consciência) apresentam-no por uma questão de falta de confiança em relação à sua altura. O facto de andarem mais curvadas faz-las terem a sensação que ficam mais baixas, acabando por o fazerem involuntariamente e claro dando cabo da sua coluna.
A célebre frase de "põe as costas direitas" é algo que uma pessoa de estatura acima da média ouve imensas vezes e que não gosta muito, mesmo sabendo que é para o seu bem.



4. O momento das fotografias
Quem nunca passou pelo fenómeno de numa fotografia de grupo ter que ficar sempre atrás porque é bastante alta? Pois, uma de nós já e várias vezes até. Ou então numa fotografia entre amigas destacar-se sempre por ser a mais alta de todas. É chato. E normalmente as baixinhas nunca querem ficar ao nosso lado porque se sentem ainda mais baixas.



5. As célebres perguntas de "já jogaste basquetebol ou voleibol?" ou "já pensaste em ser modelo?"
Temos que saber também levar as coisas na brincadeira, principalmente quando sabemos que essas perguntas não são feitas por maldade. Mas caramba parem de fazer correlações parvas apenas porque temos traços físicos que nos poderão dar vantagem em certas situações. É incómodo e não gostamos.
Se todas as mulheres altas no mundo fossem modelos das duas uma: ou era extremamente injusto para as mais baixas porque nunca poderiam ter uma oportunidade nesta indústria, mesmo sendo fotogénicas, ou então a seletividade escolhida era completamente desajustada visto que saber estar em frente a uma câmara ou desfilar numa passerelle não é para todos. Para uma de nós não é de certeza ;)


6. Não puder trocar de roupa com as amigas?
Quem nunca foi de férias com as amigas e foi a única que não podia trocar de roupa e/ou de sapatos com elas porque os nossos itens ficam sempre grandes para elas e os delas... bem vocês sabem.
Há pouco tempo uma de nós foi de férias com amigas e sentiu que teve que levar muito mais peças de roupa porque já sabia que, se queria variar o look, tinha que se desenrascar sozinha ahah


7. Viajar de avião em low cost, quando a pessoa da frente inclina o banco… onde pomos as pernas? No porão? Podiam ter avisado antes…
Sabemos que o resto da sociedade não tem culpa mas por favor bora lá pensar um bocadinho na dificuldade que é para nós quando isto acontece. E não é apenas nos aviões, nos carros dos amigos igual.



8. "Não puder" usar saltos altos quando saímos com o namorado
O "não puder" entre aspas foi propositado porque nem eles nos obrigam a nada. Mas se já temos complexos com a altura, a não ser que a nossa cara metade tenha acima de 1,85 não queremos ficar bem maiores que ele. No entanto, o tamanho não devia ser determinante! Estes estereótipos deixam qualquer pessoa zangada, principalmente porque nos afetam! Não é ele que faz com que duas pessoas sejam compatíveis. Se quiser namorar com pessoas mais baixas, o problema é seu e de mais ninguém. Aproveitar o relacionamento e deixar de lado as comparações, é o mais importante.
Já para não falar daquele comentário parvo de: "o teu namorado deve ser mesmo alto"... porquê? E se for da mesma altura ou um pouco mais baixo? O momento das grandes discussões com amigos com opiniões diferentes começa muitas vezes aqui.


9. Conversar com pessoas mais baixas e ter que olhar para baixo
Devem estar a pensar "por favor que exagero...". Se é exagero experimentem lá fazer o mesmo e tentem identificar aquilo que sentimos. Para as pessoas mais baixas pode também não ser muito confortável mas para nós também não é certamente.


10. Abraçar pessoas mais baixas
Na hora de dar aquele abraço reconfortante a alguém especial, quando essa pessoa é muito mais baixa que nós acaba por ser um bocado estranho para nós. 


11. A sensação de estar sempre a atrapalhar em festivais de música ou no cinema
Sabemos a altura que temos e sabemos que existem sempre pessoas mais baixas atrás de nós...


12. Vestidos curtos... que em nós ficam ainda mais curtos
Qual de vocês visualiza um vestido que gosta numa loja e pensa: "nem vale a pena experimentar... vai ficar curtíssimo". Pois bem, acontece.


13. Ser o recurso de todos quando precisam alcançar algo
Seja para chegar ao topo da prateleira ou para colocar o TRX na aula do ginásio, somos sempre chamadas quando os mais baixos não conseguem.



Quem mais se identifica com isto ?

Será que podemos fazer um esforço para nós, enquanto sociedade, respeitarmo-nos uns aos outros? E nós enquanto indivíduos aceitarmo-nos como somos?

Peço desde já desculpa se não concordam com os pontos falados no post. Encarem-nos como um desabafo e não como algo assertivo.



Beijinhos,
I. e A.

2 comentários:

  1. Tenho um 1,70 ( não sou assim tão alta comparada com outras), mas identifiquei-me com tudo xD. A que mais me perturba é usar saltos altos, sinto que fico uma girafa xD.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Obrigada fofinhas! :D

    Compreendo perfeitamente todas as situações que referiram.
    Eu tenho 1,70 e por vezes sinto algum constrangimento em utilizar sapatos de salto por ficar bastante mais alta, por isso nem imagino como te sentes.
    É difícil ser diferente, chamar a atenção por simplesmente passar na rua, principalmente para quem não gosta de o fazer.
    Quando a maioria das Portuguesas são bastante baixinhas.
    Muitas das minhas amigas são super baixas, e torna-se estranho.
    Ser mais alta que o namorada então meu deus, que motivo de fofoca.
    A verdade é que é muito difícil lidar com estas situações, principalmente vivendo numa sociedade tão critica como a nossa.
    Já passei por diversas raparigas muito altas, e eu como observadora que sou reparo nos seus comportamento. Há umas que andam um pouco encolhidas e envergonhadas, e parece que não querem que ninguém olhe para elas. Outras são super mega confiantes, elas transpiram confiança, e ainda utilizam saltos, super altos. Ficam lindas!
    Tudo isto para dizer que o mais importante é aceitarmo-nos como somos e sermos confiantes. Pois se demonstrarmos confiança as pessoas não vão olhar para nós por sermos altas ou baixas, magras ou gordas, mas sim pela energia que transmitimos.
    E se demonstrarmos que estamos completamente à vontade na nossa propria pele os outros vão admirar, em vez de fofocar.

    Beijinho queridas :)
    BLOG: Carolina Rodi

    ResponderEliminar