sábado, 2 de dezembro de 2017

10 Dicas para cuidarmos da nossa pele no Inverno

Agora que o frio veio para ficar será que os cuidados de pele no Inverno devem ser os mesmos no Verão?

Na passagem de estação a nossa pele altera imenso, em várias zonas do corpo podemos apresentar pele normal, seca, desidratada, vermelha ou descamativa. Todas estas alterações devem-se sobretudo às diferenças de temperatura a que estamos sujeitos, isto é, andamos na rua e está um frio tremendo mas demasiado calor em casa, no trabalho ou nas superfícies comerciais. 

Mas então isto acontece porquê?

Fisiologicamente quando estamos sujeitos ao frio os nossos vasos capilares, responsáveis pelo transporte de sangue quente para as extremidades do nosso corpo, sofrem espasmos e fecham-se um pouco. Isto funciona como uma resposta de proteção do nosso corpo para que a temperatura corporal não baixe. No entanto, devemos ter em atenção porque menos sangue significa menos oxigénio e nutrientes.

Por esta razão a nossa última camada da pele que fica mais exposta ao ambiente começa a ficar comprometida. Sabemos que a pele é a nossa primeira linda de defesa do nosso corpo e tem como principal função proteger-nos de infeções e manter o equilíbrio de fluidos no corpo, isto é, evitar a perda de hidratação nomeadamente água.

Se a nossa pele estiver comprometida, nos dias de muito frio e vento, a água irá evaporar-se e iremos ficar com a pele seca, desidratada, a repuxar podendo mesmo chegar a escamar.

De modo, a contrariar tudo isto devemos cuidar da nossa pele e fornecer todos os nutrientes necessários. Vamos então deixar alguns cuidados com a nossa pele que devemos adotar no Inverno.

1. Ingerir líquidos - Não nos podemos esquecer que a hidratação não é só colocar cremes mas sim também ingerir água. Sabemos que com o frio torna-se mais complicado manter os níveis de ingestão de líquidos então, porque não optar por chás ou infusões?

2. Hidratar - No tempo frio todos devemos deixar de lado as loções e optar por cremes mais ricos e consistentes desta forma, iremos fornecer todos os nutrientes necessários para manter a pele hidratada. É essencial colocar creme logo após o banho quando a nossa pele ainda está húmida para selar a água. 
O típico banho quente no Inverno contribui ainda mais para agravar os sintomas de desidratação da pele. Porquê? A água quente retira a camada de gordura protetora da nossa pele o que faz com que a água se evapore de forma mais rápida, desidratando.
Podemos optar também por utlizar óleos corporais são uma ótima forma de hidratação.

3. Esfoliar - Não é apenas no Verão que devemos esfoliar a nossa pele. É importante realizar esfoliação 1 vez por semana pois, esta ajuda a remover todas as células mortas e preparar a pele para receber a hidratação.

4. Alterar a rotina de cuidados diários - Muita gente pensa que utilizar os mesmos produtos de limpeza diária todo o ano não altera a nossa pele, o que está errado. A rotina que temos com a nossa pele e rosto deve variar de estação para estação. 
No Inverno a nossa pele está mais sensível devido a todas as diferenças de temperatura que estamos sujeitos e na hora de limpar o nosso rosto devemos optar por leites de limpeza e tónicos faciais. Colocando de parte todos os produtos abrasivos para o nosso rosto.

5. Máscaras faciais - Pelo menos 1 vez por semana é importante utilizar uma máscara sobre a nossa pele húmida de modo, a fornecer toda a hidratação e óleos essenciais que se encontram em déficit.

6. Protetor Solar - Independentemente da época do ano, é importante colocar sempre protetor solar com proteção UVB e UVA no nosso rosto. Devemos incluí-lo sempre na nossa rotina diária.

7. Proteger os lábios - Quem nunca sentiu a pele seca e repuxar na zona dos lábios? É instintivo começar logo a tentar coçar e manter a região humedecida com saliva, no entanto isto é errado e acabar por agravar ainda mais a desidratação e secura.
É importante esfoliar os lábios 1 vez por semana, podemos fazer em casa com mel e açúcar. E após esta esfoliação devemos colocar um bom hidratante, por exemplo, vaselina.
Diariamente deveremos colocar batom, de preferência com fator de proteção UV. 

8. Cuidar das mãos - São as extremidades do nosso corpo e que ficam mais expostas ao ambiente. Se tiverem por hábito e gostarem de utilizar luvas é uma boa forma de proteger as nossas mãos. Devemos colocar várias vezes ao dia creme para hidratar esta parte do nosso corpo, por exemplo, se tiverem muitos cremes para as mãos podem colocar um em cada divisão, quarto, casa de banho, mala, secretária de trabalho de modo, a colocar sempre que estivermos nesses locais. Os cremes de absorção rápida são os melhores para as nossas mãos.

9. Pés - No frio os nossos pés andam sempre protegidos pelas meias. Tentamos sempre manter os nossos pés quentinhos, ficamos todo o dia com meias e mal saímos do banho voltamos a calçá-las. Isto é um ambiente perfeito para a proliferação de fungos que se traduzem em micoses de unhas e/ou entre os dedos, e até mesmo os famosos pés de atleta. Por esta razão devemos ter especial atenção aos nossos pés, secá-los bem, principalmente entre os dedos e colocar creme (sem colocar entre os dedos) e tentar deixá-los um pouco ao ar livre antes de voltar a colocar meias.

10. Tirar proveito da noite e/ou fim de semana - Depois de um dia de trabalho, do stress típico do dia-a-dia é normal a nossa pele estar mais seca pois, perdemos muitos nutrientes ao longo do dia e ficamos sujeitos a inúmeras agressões ambientais e poluição. Antes de dormir devemos hidratar toda a nossa pele (corpo, rosto, mãos, pés e lábios). Por norma, os cremes noturnos de rosto são uma ótima escolha na medida em que são renovadores e promovem a regeneração celular, recuperando assim todos os nutrientes e hidratação necessária.


Na imagem seguinte podem ver alguns dos meus preferidos neste Inverno, alguns já utilizo outros quero muito testar.






E vocês quais os vossos cuidados no Inverno? Utilizam algum destes produtos ou têm um que seja bastante bom e queiram partilhar connosco? Contem-nos tudo na caixa de comentários :)


I.

5 comentários:

  1. Óticas dicas, preciso segui-lás!
    Meu blog: https://blogfelicidadeb.blogspot.com.br/
    Insta: @blogfelicidade
    Seguindo seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá! :)
      Obrigada pelo comentário! Com este tempo que se faz sentir por todo o país precisamos mesmo de cuidar da nossa pele apesar da preguiça :p

      Beijinhos,
      I. e A.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada :) Com este frio temos mesmo de cuidar de nós :p

      Beijinhos,
      I. e A.

      Eliminar