quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Como sobreviver à calórica quadra natalícia

Vamos falar sobre a pior altura do ano para manter o peso pretendido? Bem-vindos a dezembro, ao mês do Natal e dos n jantares!

Comecemos por imaginar todas aquelas sobremesas na mesa e toda a nossa pré-disposição para comer um pouco de todas. Sim porque não há cerimónias no mês de dezembro, muito menos no Natal.

Como passamos por isto todos os anos, decidimos ajudar-vos a controlar os vossos apetites nestes dias calóricos com algumas dicas que vos poderão ser úteis:

1. Respeitar as porções recomendadas pelos Nutricionistas na noite de consoada e no dia de natal - Se na vossa noite de consoada e no dia de natal conseguirem respeitar as porções no prato principal [1/2 prato com hortícolas; 1/4 prato para a fonte de proteína e 1/4 prato para os hidratos de carbono/leguminosas], isto é, não comer uma posta enorme de bacalhau e montes de batatas, deixando apenas um espaço minúsculo no prato para os legumes cozidos, isso é a primeira regra que devem mudar.

Noite de consoada: Atenção à quantidade de azeite que colocam no prato. Não deixa de ser uma gordura e deve ser utilizada com mo-de-ra-ção!

Dia de natal: O mesmo se aplica ao cabrito assado ou ao perú, dependendo das vossas tradições familiares.
2) Atenção aos refrigerantes e às bebidas alcoólicas - vejamos as coisas por este prisma. Se querem controlar aquilo que comem nesta altura natalícia e se o que mais gostam nesta quadra são as sobremesas doces e/ou mesmo o prato principal, optar por bebidas mais saudáveis e equilibradas não custa assim tanto. Se beber água na quadra natalícia estiver fora de questão, atenção às quantidades ingeridas... Sumos, licores, champagne e outras bebidas podem parecer inocentes mas contêm muitas calorias.


3) Comer pousadamente e aproveitar o convívio familiar - o que de mais bonito acontece nesta quadra e o facto da família estar toda reunida a celebrar a festividade e o final de mais um ano. Por isso aproveitem para dialogar à mesa, sempre num ambiente relaxado e tranquilo e comam devagar, saboreando acima de tudo todos os alimentos. A chamada gratidão começa também por aqui. Em termos científicos, o que acontece é que as hormonas que transmitem ao cérebro a sensação de saciedade levam cerca de 15 minutos a ser libertadas na corrente sanguínea, pelo que, se comermos muito rápido, a quantidade de alimentos ingerida no período de tempo em que as hormonas são libertadas é maior do que se comermos devagar.

4) O Ataque frenético às sobremesas - As pessoas crescem mas não é por isso que deixam de querer passar rapidamente para a fase das sobremesas na época natalícia. Convenhamos que só comemos estas sobremesas nesta altura do ano enquanto que o típico bacalhau cozido e os assados recorrentes podemos comer ao longo do ano [embora não seja a mesma coisa].
Este é o tópico mais difícil: ou optamos pelas típicas quantidades gourmet para que seja possível comermos mais do que uma ou então ficarmo-nos por 2 no máximo. Afinal de contas temos sempre que fazer escolhas na nossa vida ;)

5) Não vão para a ceia de natal/ dia de natal com fomeO ideal é comerem previamente um iogurte magro, uma peça de fruta ou um bom prato de sopa quente (são apenas alguns exemplos) que vos vão ajudar a sentirem-se mais saciados, evitando que ingiram alimentos hipercalóricos em excesso. Se conseguirem controlar esses apetites, vai facilmente ficar satisfeitos com pequenas porções!


Mas, acima de tudo, relaxem! Se não conseguirem respeitar todas estas dicas, não desesperem. O Natal são 2 dias  e podem compensar os vossos deslizes quando a quadra terminar. No entanto não se aproveitem desta máxima para o fazerem todo o ano - isto é apenas no Natal.  Os aumentos de peso característicos desta época, em alguns casos, podem demorar meses a ser compensados. Por isso pensem e planeiem antes, para não se arrependerem depois!

Tenham boas festas!


I. e A.

2 comentários:

  1. São boas dicas, há algumas que nunca me tinham passado pela cabeça!
    Beijinhos,
    https://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá olá :) Realmente algumas não nos lembramos à primeira vista mas é importante recordar para não cometermos excessos :p

      Um beijinho e Feliz Natal,
      I. e A.

      Eliminar