terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Dicas para poupar nos presentes de Natal

Sabemos que no Natal gastámos sempre mais dinheiro do que o que queríamos. Apesar de gostarmos de planear tudo com tempo e horas com o stress do trabalho, estudos e toda a logística normal do dia-a-dia tem sido um pouco difícil conciliar tudo isto. A verdade é que noutros anos por esta altura já tínhamos quase todos os presentes de Natal comprados para evitar a multidão de pessoas atarefadas em tudo o que é loja. Este ano ainda nos faltam alguns! Assim, de forma a evitar as filas intermináveis e o stress de comprar tudo à última hora (nomeadamente nos últimos quinze dias que antecedem o Natal) temos aproveitado as folgas ou os dias que saímos mais cedo do trabalho para planear e comprar presentes de Natal. 

Dica importante: Esqueçam as compras por impulso e o caos das superfícies comerciais. 
Resolvemos partilhar convosco as nossas dicas para nos organizarmos e pouparmos dinheiro na altura de comprar presentes de Natal:

1. Fazer uma lista com o nome de todas as pessoas a quem vamos oferecer um presente - Desde crianças que os nossos pais têm o hábito de fazer uma lista com o nome de cada pessoa a quem vão oferecer um presente. No entanto, em tempos de crise não oferecemos presentes a torto e a direito, oferecemos apenas à família chegada, a quem gostamos e a quem queremos agradecer por algo que tenham feito por nós.

2. Estabelecer quanto dinheiro gostaríamos de gastar com cada pessoa - Depois de fazermos a lista com os nomes, pensámos no valor que queremos gastar com cada pessoa, bem como aquilo que gostaríamos de oferecer. 

3. Comparar preços em diversos locais - Já temos a lista de pessoas a quem vamos oferecer um presente assim como, o que queremos oferecer a cada uma dessas pessoas. A partir daqui, pesquisámos as lojas onde podemos encontrar os tais presentes e comparamos os preços nos diferentes locais de modo a vermos onde encontramos o mais barato.

4. Pagar em dinheiro - É importante levantarmos apenas o dinheiro estipulado para os presentes e deixarmos os cartões multibanco em casa. É uma boa forma de não gastarmos mais dinheiro do que o que era suposto. Anotem também na vossa lista todos os gastos de cada presente.

5. Fazer os nossos próprios presentes - É uma excelente forma de oferecer presentes originais, com valor sentimental e sem gastarmos muito dinheiro. Não é preciso ser dotado para as artes manuais para oferecer presentes originais. Por exemplo, podemos fazer os nossos próprios cartões de natal, caixas de bijuteria ou um álbum de fotografias. Uma ideia bastante original é também cozinharem e oferecerem granola caseira, bolachas ou biscoitos feitos por vocês, podem sempre colocar em recipientes personalizados ao vosso gosto e com bilhetinhos. Basta pesquisarmos no Youtube ou Pinterest tutoriais para presentes de natal e aparecem logo imensas ideias simples e originais -  tudo depende da vossa imaginação, criatividade e tempo disponível :)

6. Optar por compras online - As compras online são perfeitas tanto para evitar a confusão das lojas como para aproveitar as promoções onde encontrámos os produtos mais baratos. Têm sempre sites como o Ebay ou Aliexpress onde podem obter produtos de todo o mundo a preços super acessíveis. Atenção antes de fazerem qualquer encomenda online verifiquem quanto tempo demora a chegar a vossa casa!

7. Aproveitar as promoções - Tanto online como nas superfícies comerciais no mês de dezembro as marcas fazem imensas promoções. Por exemplo, podem encontrar no Continente coffrets de produtos de beleza ou perfumaria com 50% de desconto assim como, noutras lojas. É uma questão de pesquisarem e estarem atentos, podem sempre espreitar sites ou grupos de descontos como poupadinhosecomvales.com, cacapromocoes.blogs.sapo.pt, forretas.com.

8. Ir às compras durante a hora de almoço ou períodos de menos afluência - Sabemos que nesta altura do ano torna-se impossível ir a uma superfície comercial sem ficar stressado ou ansioso. É sempre uma confusão de gente atarefada à procura de presentes de natal para toda a família que se chegam a atrapalhar uns aos outros. A nossa sugestão é aproveitar a hora de almoço ou folgas para comprar alguns presentes pois durante o dia é suposto, e expectável, haver menos confusão nestes locais.

9. Comprar presentes em conjunto - Têm  um amigo em comum? Querem oferecer algo mais caro aos vossos avós? Oferecer presentes em conjunto com outra pessoa é sempre uma forma de dividir os gastos pois, para além de ficar mais barato conseguimos oferecer algo melhor

10. Reutilizar os papéis de embrulho -  Nas nossas casas temos por hábito guardar os laços, fitas e papéis de embrulho dos anos anteriores e reutilizar no ano seguinte para embrulhar os novos presentes. Podem também aproveitar as folhas de jornal, de revistas para fazer embrulhos e colocar uma ráfia para amarrar - uma forma de poupar e ao mesmo tempo ter embrulhos super originais.



Costumam fazer uma lista de presentes? São fãs de compras com antecedência ou preferem deixar tudo para a véspera? Quais as vossas dicas para poupar nas compras de Natal? 


I. e A.

1 comentário: