segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Estive um mês sem treinar... E agora?

"Como assim um mês sem treinar? Sem fazer nada? Não vou ao ginásio? Não vou correr? Nem fazer exercícios em casa?!"

Sim, é verdade. 

Já frequento ginásio há alguns anos e o máximo de tempo que estive parada foi entre uma a três semanas (quando vou de férias). Mas, mesmo nessas semanas, tenho por hábito praticar sempre algum tipo de exercício físico como, por exemplo, caminhadas, corridas, circuitos com o peso corporal e, acima de tudo, muita natação.

Quando descobri que iria ter de ficar mais de um mês fora, sinceramente, claro que pensei logo: e agora como vou treinar? Quem me acompanha e me ajuda nos treinos, nomeadamente o meu PT, começou logo a brincar comigo porque sabe que começo logo a stressar pois, o meu "tico e teco" não gostam da ideia de ficarem parados. Comecei logo a dizer que iria ter que correr e que não iria ficar um mês totalmente parada, que isso era impensável. Conversámos e acordámos que poderia correr duas a três vezes por semana e fazer alguns exercícios como agachamentos, pranchas e abdominais. No entanto, quando fiz a mala, tinha mais roupa de treino do que de dia-a-dia. Mesmo assim, no meu último treino no ginásio, pedi ao meu PT para planear um treino demoníaco 🙈.

Eu não tinha ideia nenhuma de como seria o sítio onde iria ficar durante os próximos tempos. Assim que cheguei ao local comecei a pensar que se calhar as corridas sozinha não seriam boa ideia. Fui parar a uma vila onde as ruas eram íngremes e escorregadias, onde o meu joelho naquelas circunstâncias não iria colaborar em caminhadas e muito menos em corridas! E fora da vila? Havia algumas pessoas a correr na rua... o meu "problema" é que as estradas, para além de não terem passeios, não tinham bermas e passavam muitos carros e camiões e eu, medrosa como sou fora do meu ambiente familiar, não quis arriscar. Poderia muito bem fazer exercícios em casa mas, a preguiça que começou a habitar em mim decidiu encarnar o seu auge e estava sempre super cansada de trabalhar 9 horas seguidas e ainda ter que preparar jantar e marmitas, não fazia nada para mexer o meu corpo sedentário. Desculpas não é? Agora visto assim acho mesmo que não foi a melhor decisão. Mas também nem sempre as tomamos, não é verdade?

Ao início estava sempre a tentar arranjar forma de conseguir fazer exercício mas, depressa pensei que descansar me iria fazer muito bem. Estava mesmo a precisar de parar um bocadinho porque até aqui andava a treinar num ritmo muito acelerado. 

Mas foi sempre assim? 

Não, com o tempo o meu psicológico começou a quebrar e comecei a pensar demasiado, sentia que estava a sair da minha alimentação habitual e equilibrada e que não estava a compensar com a parte do exercício físico.
Estive um mês totalmente parada - como se costuma ouvir na gíria "o único exercício que fiz foi levar a comida à boca" (e comida da boa meus amigos porque os alentejanos e algarvios não brincam com estas coisas). Andava de um lado para o outro, a conhecer praias, tais como as praias da Costa Vicentina, numa de "Dora, a exploradora", fazendo assim algum cardio, sendo que algumas destas praias até deveriam ser consideradas impróprias para cardíacos (brincadeira).

"Mas então e quando voltas à rotina e ao ginásio?"


Bem, eu não tenho por hábito pesar-me mas, como me tinham dito que iria engordar, antes de ir de viagem pesei-me e quando voltei fiz o mesmo. Sem surpresas nenhumas emagreci 2 kg. Uma pessoa que não treine ou esteja em processo de perda de gordura ficaria super feliz, não é? No meu caso foi o oposto, foram 2 kg de massa muscular que perdi e para além da experiência incrível que ganhei, trouxe comigo flacidez e celulite (ahah). Quando voltei ao ginásio, por incrível que pareça, logo eu a pessoa motivada e que todos diziam "Inês tens de fazer dias de descanso.", "Inês o corpo precisa de descansar.", "Tens de abrandar o ritmo", regressei sendo a maior "preguiçosa" de sempre e com a maior desmotivação do mundo. Não me apetecia ir ao ginásio, não me apetecia correr, nem fazer rigorosamente nada. As primeiras semanas ou talvez o primeiro mês após voltar, ia para o ginásio por obrigação, super desmotivada e foi nestas alturas que agradeci imenso ter a ajuda de um profissional a acompanhar-me (e que muita paciência tem). Voltei e comecei com treinos super tranquilos que me faziam reclamar e achar-me super inválida. Afinal não tinha nada a ver com os treinos que estava a fazer antes de ir embora. Agora estava a fazer exercícios de adaptação e mesmo assim a custar-me horrores. 

Como fiz para voltar a treinar e estar motivada?

Para estarmos motivados e querermos ser mais e melhor connosco, devemos colocar objetivos e metas a cumprir. Para voltar ao ritmo, semanalmente propus-me a fazer quatro treinos por semana, dois acompanhada por PT e os outros dois fazia uma aula ou o meu plano de treino de superiores ou inferiores (um em cada dia). 

Do meu ponto de visto para a motivação voltar e conseguirmos ter o ritmo que tínhamos de volta, é essencial um bom acompanhamento personalizado feito por profissionais especializados pois, para além de termos a ajuda de alguém perito no assunto, funciona como um contrato onde nos comprometemos não só com nós próprios mas também com a outra pessoa. Assim não corremos o risco de não aparecer no ginásio ou no sítio marcado porque não nos queremos desiludir nem à outra pessoa. Quando isto não é possível e, que também me ajuda muito, é combinar com amigas para treinarmos juntas ou ir a aulas de grupo.

Para além disto tudo, quando vou treinar sozinha o que faço para me motivar é colocar uma boa música e optar por um treino que me dê mais gozo a fazer, por exemplo, se gostam de treinar pernas façam nesse dia o plano de treino de inferiores ou se preferem correr, corram. Só não arranjem desculpas para não treinar e voltar ao sedentarismo.

Se me perguntarem se me arrependo deste mês parada e que me fez perder alguns dos meus ganhos, digo honestamente que em parte sim. Estava na minha melhor forma e condição física e, como se costuma dizer "se soubesse o que sei hoje" com certeza que iria pelo menos tentar algumas corridas e circuitos com o peso corporal. 

Sinceramente, nunca pensei que fosse custar tanto voltar ao ritmo. Passei de oito a oitenta. Mas, hoje de volta ao foco posso dizer que a motivação não está a cem por cento está a voltar aos poucos. O primeiro mês após esta pausa vim cheia de desculpas, só ia ao ginásio nos dias que tinha treino agendado, não me apetecia fazer os exercícios que me eram propostos e cheguei mesmo a dizer que tinha novos objetivos e que só iria treinar pernas e glúteos. 

Passado um mês e meio aqui a vossa amiga fartou-se dos treinos de "lady" (como o PT os intitula), já se deixou de desculpas e para terem um pouco de noção da minha loucura, pedi para voltar aos treinos demoníacos e ainda lhe confidenciei que estava com saudades de fazer Burpees (burpees amigos! burpees! Quem é que vai dizer isto?). Ainda não estou na forma física que estava mas segundo ele mais umas semanas e volto ao que era (oremos ao Senhor! Porque este corpo já não está habituado a ter tanta massa gorda :p)



Espero que este post, um pouco diferente, tenha ajudado a incentivar-vos a treinar. Nem sempre a motivação está no auge mas às vezes são esses dias que melhor treinámos e que contam mais. O importante é arranjar alternativas e voltar ao foco e motivação por uma vida mais saudável, equilibrada e ativa. 

Em breve podem contar com mais posts relacionados com o exercício físico, assim como os nossos treinos, entre outras temáticas relacionadas com este estilo de vida.


I.

2 comentários:

  1. Eu confesso que não faço exercício, mas devia...


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olá :)

      Só custa os primeiros meses, depois vira rotina e já não conseguimos viver sem :) Tem que experimentar e depois contar o feedback :p

      Beijinhos

      Eliminar