quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Vamos falar de rosácea?

Quem nunca ouviu falar em rosácea? Infelizmente sofro deste mal e confesso que não é de todo agradável. Chega mesmo a ser constrangedor estar muitas vezes com uma cor mais rosa quando passo por mudanças de temperatura extremas, stress ou mesmo sem perceber o motivo aparente. Se hoje em dia falo desta questão com alguma leveza é porque aprendi a viver com esta condição e, acima de tudo, encontrei produtos, para além da habitual maquilhagem, que me ajudam a sentir melhor comigo mesma.


Mas afinal o que é a rosácea?

Esta condição decorre pela presença de vasos sanguíneos no rosto dilatados. Ocorre com maior frequência em pessoas com pele clara e fina (totalmente o meu caso) e alguns fatores causam esta dilatação dos vasos, nomeadamente:
- Alterações súbitas de temperatura;
- Hábitos tabágicos;
- Consumo excessivo de especiarias, bebidas alcoólicas e alimentos muito condimentados e/ou picantes;
- Prática de exercício físico;
- Stress.

Às vezes os amigos e familiares gostam de brincar com a pessoa com rosácea, associando a sua cor ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, no entanto isto é totalmente um mito, podendo a pessoa nem sequer beber bebidas deste cariz.



Embora já existam soluções terapêuticas, nomeadamente através do laser KTP, que pode melhorar significativamente a rosácea em 2 sessões, com um intervalo de 6 semanas ou a luz pulsada, com boa melhoria ao nível das eritroses. No entanto, para além deste tipo de tratamentos só dever ser efetuado fora dos períodos de exposição solar, deve-se sempre tentar primeiro com cremes e outro tipo de tratamento para além destes, que para além de serem muito mais dispendiosos, são agressivos para a pele.


Como reduzir esta vermelhidão?

Como devem imaginar, já testei imensos produtos para me ajudar neste sentido. Nomeadamente deixo de seguida o produto que estou a utilizar no momento, assim como a descrição do mesmo:

Podem encontrar à venda nas farmácias
Segundo a marca, este creme com cor foi concebido para fornecer uma "dupla proteção microvascular", tem como objetivo acalmar e aliviar de forma imediata o ardor da face. A sensação que confere à pele prende-se com uma maior textura e sensação aveludada. Para além disto, possui fator de proteção médio (SPF 20) e efeito anti-idade.

Já utilizo este creme diariamente há cerca de 3 meses e posso dizer que, em termos de disfarçar a cor avermelhada da pele ele funciona bastante bem. No entanto, como tenho pele oleosa, acho que me torna a pele mais oleosa o que para mim me incomoda ver todo aquele brilho na pele. No geral, cumpre a sua função. Em termos de preço, custa cerca de 25 euros, um preço um bocado excessivo para a embalagem que contém apenas 40 mL.

Para além da utilização de bons produtos para a pele aconselhados para este tipo de pele, é essencial ter em conta alguns cuidados, nomeadamente:
- Evitar a utilização de produtos cosméticos com ingredientes irritantes e que provoquem um agravamento dos sintomas de vermelhidão;
- Usar produtos de limpeza de pele suaves de manhã e à noite, evitando friccionar a pele em excesso;

- Os homens devem preferir o uso da máquina de barbear elétrica em vez de lâmina;
- Devem ser utilizados cremes hipoalergénicos com ingredientes ativos que atuam sobre a microcirculação, testados dermatologicamente para pessoas com rosácea;
- Aplicar todos os dias um protetor solar com FPS igual ou superior a 30;
- Optar por comprar maquilhagem corretora adaptada, tais como sticks corretores de cor verde que cobrem e neutralizam a vermelhidão e os vasos dilatados, características desta condição;
- Tentar relativizar no dia-a-dia no sentido em que o stress e o desconforto que por vezes sentimos por estarmos vermelhos pode potenciar o efeito!


Quem mais sobre de rosácea? Partilhem connosco aqui nos comentários quais os vossos produtos preferidos para combater este problema. Eu cá vou continuando na busca pelo creme ideal ;)


A.

Sem comentários:

Enviar um comentário