segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Vamos falar da procura frenética pelos Skyr?

Pois bem, embora alguns de nós possam achar que a febre por estes iogurtes proteicos já não é o que era há uns meses atrás, a verdade é que cada vez mais marcas apostam no lançamento de iogurtes desta tipologia.

Começando pelo Skyr vendidos nos supermercados Lidl, hoje em dia quase todos os hipermercados têm a sua própria versão deste iogurte (marca própria) e marcas conhecidas como Adagio, Aria e arrisco-me a dizer muitas outras marcas apostaram também neste lançamento.



Serão todos saudáveis?

Pois bem, essa é uma questão importante. De facto existem marcas mais saudáveis que outras. O Skyr é conhecido por dois fatores, principalmente pelos amantes de fit: bastante baixo em gordura e rico em proteínas. Ou seja, é o aliado perfeito para aumentar a massa muscular e para evitar todas as opções lácteas repletas de açúcar.

Como Nutricionista, quando me questionam se devem optar pelas versões naturais ou pelas de fruta, digo imediatamente respondo pelas naturais. Se gostam de colocar fruta no iogurte, e acho que fazem muito bem, ou preferem adicionar um pouco de compota (100% fruta) podem fazê-lo e essa opção é preferível aquelas com frutas envolvidas em açúcar e outros ingredientes, nomeadamente edulcorantes. Para além disso, na maioria dos casos, as versões naturais têm maior teor de proteína.

Vamos conhecer as opções disponíveis? Não pretendo indicar qual o(s) produto(s) específico(s) que devem adquirir pois prefiro deixar isso ao vosso critério. Considero que a informação que se segue é suficiente para vos ajudar a fazer uma escolha mais equilibrada. Assim, coloquei a cores os produtos da mesma marca/gama, para que possam fazer uma comparação direta.

Versões naturais:


Versões com fruta/compota de fruta:


Analisando a informação anterior, observam prontamente que o valor energético dos iogurtes que contém polpa de fruta, é claramente maior que o das versões naturais, pois possuem mais hidratos de carbono e açúcar. O ideal é compararem entre os produtos da mesma linha (daí a questão das cores nas tabelas) e de seguida entre as diferentes marcas.

Então os Skyr serão todos iguais? Têm aqui a vossa resposta. Numa próxima ida às compras gastem um pouco do vosso tempo a analisar os rótulos dos produtos. Hoje em dia é tão fácil fazer escolhas mais acertadas :)

Escolham o que mais gostarem mas com consciência do que consomem!
Boas compras!


A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário