sábado, 4 de novembro de 2017

Locais para praticar exercício físico ao ar livre no Porto

O exercício físico faz parte do nosso dia a dia como já referimos num outro post. Frequentamos ginásio mas não descartamos a oportunidade de fazer uns treininhos ao ar livre. Hoje em dia saímos à rua e encontrámos imensa gente a fazer caminhadas, andar de bicicleta, correr ou andar de patins. É essencial o contacto com a natureza assim como, a síntese de vitamina D. 

Temos verificado que em quase todas as cidades os governantes têm tentado promover a saúde e bem estar dos cidadãos, arranjando espaços ao ar livre de modo, a incentivar à prática de exercício físico. 

Resolvemos trazer para o blogue sugestões de locais para praticar exercício físico ao ar livre na nossa zona, que é o Porto.

Achamos que o primeiro local que nos vem à cabeça quando pensamos em exercício físico, ar livre e Porto é mesmo o Parque da Cidade, em Matosinhos. Seguindo o mapa, temos a marginal que podemos começar no paredão da praia de Matosinhos, passar pela Avenida do Brasil (Foz do Douro) e ir até à zona da Ribeira ou mais um bocadinho e chegamos à marina ou Ponte do Freixo.


Parque da Cidade do Porto

Do outro lado da Ponte do Freixo, podemos passar para a marginal de Gramido, sempre junto ao rio Douro. Esta marginal tem cerca de 2,5 km, se fizermos ida e volta já são uns 5 km nas pernas. Para além dos passadiços, no percurso existem alguns espaços próprios para fazer uns abdominais ou "pull ulps", as chamadas barras ou algo da nossa imaginação com o material e recursos disponíveis. Tem também alguns bares e cafés para o caso de quererem depois relaxar um pouco.
Marginal de Gramido

Se são fãs do mar e gostam de estar em contacto com ele, também têm a zona da Marginal de Leça da Palmeira e se estiverem motivados podem seguir sempre caminho e chegar até à Póvoa de Varzim (é um bom treino, são cerca de uns 30 quilómetros ahah). 


Marginal de Leça da Palmeira

Continuando as opções junto ao mar podem também experimentar a Marginal de Gaia, que vai desde a Afurada até Espinho. Na sequência deste local podem também fazer o percurso da Afurada ao Senhor da Pedra. Estes percursos têm sempre bons acessos, espaço próprio para a prática de exercício físico ou seja, podemos contar sempre com zona de alcatrão ou passadiços em madeira. Ao longo do percurso encontrámos várias zonas de descanso e lazer que vai desde bares com esplanadas, a parques infantis, campos de jogos entre outras coisas.


Marginal de Gaia

Caso optem por parques sugerimos os Jardins do Palácio de Cristal, Parque Oriental, a Quinta do Covelo, a Quinta das Freiras (Rio Tinto). Na zona da Maia aconselhamos o Ecocaminho (antiga linha do comboio, hoje em dia é uma pista) e o Parque de Avioso. 


Quinta das Freiras, situado em Rio Tinto
Jardins do Palácio de Cristal, situado no Porto

Parque de Avioso, situado em Câstelo da Maia

Existem inúmeras opções, deixámos aqui as que conhecemos e mais gostámos. Obviamente existem muitos mais, tanto nesta cidade como pelo país fora. Caso sejam de outra cidade ou até mesmo se desloquem do vosso meio para férias ou um fim de semana, é só uma questão de se informarem, perderem um pouco do vosso tempo a pesquisar e planear o vosso percurso. É uma boa forma de conhecerem novos locais seja a caminhar, correr ou andar de bicicleta. Não têm desculpas agora ;)



Deixem na caixa de comentários se já conhecem algum destes sítios ou outros que costumam frequentar. Podemos sempre marcar um dia para correr ou caminhar juntos.

Aproveitem o bom tempo, os fins de semana e levem a família. Bons treinos e boas caminhadas!


I. e A.

Sem comentários:

Enviar um comentário