domingo, 12 de novembro de 2017

O perigo das dietas sem acompanhamento de um Nutricionista

Hoje em dia todos consideram que sabem tudo sobre alimentação. E de facto a maioria das pessoas sabe falar sobre comida... mas não acerca de Nutrição. Parece confuso? Falemos sobre isso.

Quando me perguntam em consulta se podem comer este ou aquele alimento, fico com a sensação de que somos vistos como os "polícias" da comida, o que é terrível pois não devemos apontar o dedo ao paciente dizendo-lhe "não pode comer!". O que fazemos é alertar o cliente a evitar determinados alimentos mas, mantendo uma alimentação diversificada e saborosa.


As dietas e o consumidor atual

Na generalidade das dietas que "correm pela boca dos consumidores", há sempre uma que anda à volta da sopa e da proteína, já para não falar das dietas "sem glúten" ou "sem lactose", que faz eliminar o consumo de determinados alimentos e exagerar na ingestão de outros. E, dando continuidade a este ponto, o glúten e a lactose parecem hoje em dia ser dois compostos perigosíssimos apenas porque acham que não devem ser ingeridos, sem saberem se é o caso de serem intolerantes ou não. O crescimento do mercado de produtos livres de glúten tem gerado bastantes lucros às indústrias alimentares no entanto, alguns dos produtos são desequilibrados por serem de alto valor energético e conterem altos teores de gordura. Mas só este tópico terá que ser abordado noutra publicação pois aqui "há pano para mangas".

Pode parecer um tanto grosseiro mas há certos assuntos que têm que começar a ser levados com a seriedade necessária para alertar os consumidores para o perigo do "auto-planeamento de uma dieta". O consumidor continua a realizar alterações radicais na sua alimentação, sem ter o acompanhamento nutricional necessário, colocando em risco a sua saúde e trazendo assim complicações mais graves que o excesso de peso, a razão maioritariamente apontada para a realização destas dietas.
Como tudo na vida, tudo leva o seu tempo e, os processos de perda de peso devem ser graduais e equilibrados. 

O papel do Nutricionista



Dietas sem acompanhamento de um profissional

Tomemos atenção aos seguintes tópicos:

  • Habitualmente tendem a ser restritivas, tanto no que toca à quantidade das porções como em termos de alimentos e muitas vezes não têm em linha de conta o estado de saúde, os hábitos alimentares e estilo de vida do indivíduo. Algumas são mesmo designadas de "dietas yo-yo" pois, não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido, levando a oscilações frequentes de peso. No início destas dietas, há perda de gordura e de massa muscular e, com a redução da musculatura, as necessidades de energia diminuem e, ao interromper esse regime, a pessoa tem tendência a recuperar o peso perdido, sobrecarregando ainda alguns órgãos, abrandando o metabolismo, consequentemente, torna a perda de peso a longo prazo mais difícil.
  • Outro ponto prende-se com o facto dos consumidores pensarem muito frequentemente apenas nos hidratos de carbono, proteínas, lípidos e fibras e não terem em atenção ao teor de vitaminas e de minerais que o organismo necessita, podendo em muitos casos gerar défices ou excessos. Os micronutrientes são também muito importantes para a saúde. Pensem por exemplo no caso de uma carência de ferro que pode gerar anemia ou o défice de vitamina B12 que pode ocorrer em regimes vegetarianos.
  • Outro exemplo comum das sociedades modernas: as dietas hiperproteicas. As dietas ricas em proteína, se não forem devidamente monitorizadas, podem sobrecarregar o fígado e os rins. O mesmo se passa com as fibras: estes componentes importantes na dieta alimentar, seja no bom funcionamento do trânsito intestinal como no controlo glicémico e da saciedade, perante a sua deficiência podem acarretar alterações no funcionamento do intestino e alguns estudos apontam que pode ser um fator promotor de doenças como o cancro.
  • Abordando agora o tópico que inicialmente me levou a escrever este post - a restrição dos hidratos de carbono. Comecemos pela sua função: são responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo e, frequentemente quando são excluídos da rotina alimentar, estimulam a perda de peso porque são rotulados como sendo inimigos do processo de perda de peso. O que acontece é que, perante a sua ausência ou consumos mínimos, abaixo das recomendações nutricionais, podem desregular o apetite e a saciedade, aumentando a ansiedade dos indivíduos e podendo, nos casos mais graves gerar cetoses metabólicas (condição associada às dietas low-carb). Os hidratos de carbono devem assim representar, em média, cerca de 50% da dieta.


Consideram que alguns "benefícios" compensam os riscos envolvidos? Deixando aqui uma recomendação para a distribuição do prato nas refeições do almoço e do jantar, espero que os consumidores se consciencializem para todas as questões anteriormente elencadas.



Como Nutricionista resta-me alertar para a importância do acompanhamento nutricional em qualquer processo de perda, aumento ou controlo de peso ou mesmo na monitorização de certas patologias, em que as alterações alimentares são preponderantes para a melhoria da qualidade de vida do indivíduo. A Nutrição deve ser encarada como uma ferramenta preventiva para além de curativa e todos os sintomas, desequilíbrios e doenças podem ser controlados com as nossas escolhas alimentares.


A.

2 comentários:

  1. É fundamental termos um nutricionista que nos ajude a perder o peso que tanto queremos. Uma amiga minha tinha um pouco a mania das dietas quando estava super bem, andava sempre fraca e doente no hospital. Andamos todas em cima dela para que para se e fosse procurar ajuda, e ela já foi! Finalmente esta melhor que nunca!
    Já sigo o teu blogue!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá! Antes de mais gostamos muito de saber que segues o nosso blog 😉 espero que gostes dos nossos conteúdos e que nos continues a seguir 🙂

    Sim, concordamos plenamente e esse foi um dos motivos pelos quais decidimos escrever o mesmo. Hoje em dia a sociedade quer toda a gente magra e com abdominais mas esquecem-se do mais importante que o nosso corpo, é a nossa casa temos de cuidar dele da melhor forma. O perigo das dietas sem acompanhamento é uma realidade e é essencial alertar as pessoas para essa questão.

    Um beijinho 😚😙
    I. e A.

    ResponderEliminar